Imagem capa - 10 maneiras fáceis para o casal se envolver com a gestação por Marcio Rocha
bate papo

10 maneiras fáceis para o casal se envolver com a gestação

Ainda hoje a gestação é vista como domínio e responsabilidade única da mulher.

Infelizmente o senso comum é de que é apenas da mulher todo o trabalho quando se trata de gerar e criar bebês.

Por outro lado alguns homens se sentem excluídos (?) durante a gravidez, já que a futura mamãe se torna o centro das atenções.

Como eles não estão vomitando todas as manhãs (e à tarde e à noite) e não existem pessoas dentro de suas barrigas, a ficha da paternidade iminente, na maioria dos casos, só cai na hora do parto.

A boa notícia é que existem pequenas ações que vocês podem tomar para que ambos envolvam-se na gravidez e os ajudem a vivenciar todos os aspectos da gestação.

#1 - Vocês devem ir juntos às consultas 

A maioria dos futuros pais frequentam os exames pré-natais nos dias de hoje.

Historicamente, as consultas relacionadas à gravidez seriam apenas para a mãe e, além disso, os pais provavelmente não poderiam faltar o trabalho, por exemplo.

Por sorte, as coisas mudaram. A maioria dos parceiros agora pode aproveitar o tempo para assistir a consultas, exames e visitas aos médicos. Se o seu parceiro não pode sair do trabalho, pergunte ao seu médico se é possível organizar horários de consulta mais convenientes para que seu parceiro possa estar com você.

Conhecer sua parteira ou médico dará a seu parceiro a oportunidade de tirar qualquer dúvida e evitar preocupações desnecessárias. Também dará a sua parteira a oportunidade de conhecer seu parceiro antes do nascimento.

# 2 – Atualizem-se com as notícias do desenvolvimento do bebê

Se você está grávida em 2017, há uma boa chance de ter pelo menos um aplicativo de gravidez em seu telefone e de receber e-mails semanais informando como seu bebê está se desenvolvendo. Você provavelmente também tem pelo menos um par de livros e revistas.

Compartilhem estes detalhes.

# 3 – Façam exercícios juntos

Há muitos benefícios na prática de exercícios durante a gravidez.

Além da melhora na preparação para o nascimento, no controle de peso saudável e garantindo a melhor saúde possível durante a gravidez.

Natação e yoga são super indicados mas mesmo uma caminhada rápida a noite irá trazer muitos benefícios.

# 4 – Envolvam-se nas tomadas de decisões

Para muitos casais, é a mulher que tem o peso da tomada de decisão em assuntos relacionados à gestação, desta forma, você pode achar que está mais preocupada com a gravidez do que o outro. Dividir as responsabilidades durante processo de tomada de decisão é uma boa maneira de ajudá-los a se sentirem valorizados e responsáveis na mesma medida. Discutam suas idéias e certifiquem-se de compartilhar suas opiniões sobre todas as decisões.

# 5 – Decorem o quarto do bebê

Decorar o quarto do bebê é quase um rito de passagem para os pais. Reservem um fim de semana para que vocês possam decorá-lo juntos. Escolham juntos as cores das tintas e do papel de parede.

Instalem as prateleiras e outros suportes. Ter um quarto pronto - mesmo que seu bebê não durma nele algum tempo também tornará a gravidez real. O trabalho é grande, então vocês devem marcar sua lista de tarefas e agenda com certa antecedência.

# 6 – O chá de bebê não é mais apenas para mulheres

Muitos casais hoje em dia já substituíram o chá de bebê exclusivo para mulheres para um chá de bebê do casal. Afinal, vocês dois vão se tornar pais, então faz sentido que vocês dois sejam responsáveis, também, pelo chá de bebê.

O chá não precisa ter bolos de festa e jogos. Pode ser uma noite divertida com seus amigos mais próximos.

# 7 - Sintam a barriga

Você está levando seu bebê com você, onde quer que vá, por isso a ligação natural durante a gravidez será muito mais fácil para você do que para seu parceiro. Ambos podem se relacionar com o bebê antes do nascimento. Quando o bebê começar a chutar vocês terão muitas oportunidades para sentir os movimentos apenas colocando as mãos na barriga. Conversem também com pessoa dentro da sua barriga; Vocês perceberão que o bebê responde com chutes extras quando ouve uma voz familiar.

# 8 - Invistam em seu relacionamento

Vocês estarão ocupados preparando-se para a nova chegada, e a mãe vai se ver obrigada a resolver todas as pendências do trabalho antes de sair da licença maternidade, etc, etc. Não permitam que isso os impeça de passar um tempo como um casal. Certifiquem-se de se divertirem sempre que possível - talvez para o cinema, um jantar - porque essas coisas serão mais difíceis quando vocês tiverem um bebê recém nascido com vocês. Se vocês puderem façam uma viagem antes do nascimento, assim terão uma ótima oportunidade de desfrutar da companhia um do outro.

# 9 - Escrevam o plano de nascimento

O papel do parceiro durante o parto é super importante. Vocês precisam definir quais são seus desejos e se preparar para tudo o que pode acontecer durante o parto. Discutam suas opções enquanto vocês escrevem o plano de nascimento juntos. Isso os deixará preparados para o nascimento e a defender seus desejos enquanto estiverem em trabalho de parto.

# 10 - Assistam as aulas pré-natais

As aulas pré-natais são inestimáveis para os futuros pais. Vocês descobrirão tudo sobre o parto, opções de formas de parto e o que esperar de um bebê recém nascido. Vocês também conhecerão outros casais que estão na mesma situação que vocês. Assistam todas as aulas que puderem, inclusive as aulas de amamentação, já que os homens têm um papel importante no apoio à amamentação. Vocês também podem manter contato com outros pais e trocar experiências sobre este assunto.

Fonte:https://www.bellybelly.com.au/pregnancy/10-easy-ways-to-involve-your-partner-in-the-pregnancy/